segunda-feira, 8 de setembro de 2014

SWU

"Starts With You"(SWU), "Começa com você" em tradução literal, foi o maior festival de música do Brasil por alguns anos. Sob a bandeira da sustentabilidade,principalmente, o evento movimentava o cenário musical brasileiro e era objeto de desejo dos fãs e dos músicos tupiniquins.
Passaram por esse festival alguma das maiores bandas e cantores do mundo. O palco que recebeu Linkin Park, Kings Of Leon, The Black Eyed Peas, Avenged Sevenfold, Queens of the Stone Age, Faith No More, Alice in Chains, e muitos outros, simplesmente deixou de existir.
O que era para ser o Woodstock brasileiro obteve muito sucesso e repercussão, numa época onde festivais desta magnitude eram, praticamente, impensáveis. O Brasil a época carecia de um grande festival. Então não haveria motivo para uma ascensão meteórica e um fim na escuridão.
Exatamente o que colocou o festival no topo foi o que, também, o "destruiu". O SWU foi uma espécie de teste para várias outras empresas promotoras de shows no Brasil, que aumentaram muito o número de suas realizações.
Fato que acabou inflacionando o mercado e, talvez, tenha provocado o fim desse evento. Uma vez que ele abrangia um público bastante amplo, o sumiço repentino do festival há 3 anos muito nos assusta.
A hipótese levantada, que é a mais aceitável, é aquela de que o evento era, na verdade, um teste para que outras grandes produções pudessem voltar, ou estrear, aqui no Brasil, visto
que a organizadora do SWU não esteve mais a frente de nada tão complexo quanto.
Mas é uma grande pena para o Brasil não ter um festival tão grande quanto o SWU, a ser somado ao Rock in Rio e Lollapalooza. Há muita especulação sobre a possível realização de um Bonaroo no país, algo que ainda precisa ser confirmado.
Enquanto isso, fiquemos na expectativa para a realização do Circuito Banco do Brasil, que é o maior festival de música itinerante que temos. Linkin Park* e Kings of Leon estão confirmados no line-up do evento, a primeira vez que essas bandas estiveram no Brasil para tocar num evento de grande repercussão foi no SWU.











*O Linkin Park esteve no Chimera Rock em 2004, mas o evento não tinha a mesma repercussão que o SWU.

0 comentários:

Postar um comentário